Uma luz no fim do túnel para a retomada do Campeonato Gaúcho se ascendeu nesta última terça-feira, durante uma reunião entre a Federação Gaúcha de Futebol e os 12 clubes participantes. A mesma ocorreu através de videoconferência e durou mais de duas horas, no entanto, parece que se chegou a um denominador comum.

A FGF sugeriu aos representantes dos clubes participantes da elite do Gauchão, que o torneio retorne em meados de julho e sem rebaixamento ao final do torneio. O martelo quanto essa proposta deverá ser "batido" nesta quarta-feira, às 14h, onde os clubes darão seus votos sobre a retomada e o formado do campeonato estadual 2020.

Vale aqui ressaltar que esta é a primeira vez que a FGF apresenta uma proposta com data aos 12 clubes participantes da competição. O Campeonato Gaúcho já está paralisado há quase dois meses.

Luciano Hocsman - presidente da Federação Gaúcha de Futebol
Luciano Hocsman - presidente da Federação Gaúcha de Futebol

É bom salientar que a data para a retomada do Gauchão ainda dependerá do calendário nacional, podendo com isso sofrer alguma variação para coincidir com a retomada dos demais campeonatos regionais - seguindo claro, sempre as orientações das autoridades de saúde.

O Campeonato Gaúcho 2020 ainda tem pela frente três rodadas do returno para ser disputada e os jogos de suas semifinais e finais, no entanto se o Caxias sagra-se campeão desta fase, assim como ocorreu com a anterior, o estadual estará concluído, porém, se o returno obtiver outro vencedor, a competição terá ainda uma final para conheceremos o grande campeão de 2020.

A reunião desta última terça-feira entre os clubes e a FGF, também tratou dos protocolos para a volta aos treinos e sobre o regulamento de inscrições para uma eventual volta do campeonato em julho. A federação prometeu abrir a possibilidade para os clubes do interior registrarem novos contratos com os atletas para o segundo semestre. Além desse assunto, também foi debatido de forma preliminar, o formato de disputa do Campeonato Gaúcho de 2021, caso a atual edição se encerre sem clubes rebaixados.