Sem data para voltar a campo! Essa é a real situação do futebol gaúcho, que mesmo liberando a volta dos clubes aos treinos físicos, ainda não conta com uma data certa para a retomada do Gauchão 2020.

Em reunião no Palácio do Piratini nesta última terça-feira, Eduardo Leite - Governador do Estado, recebeu o presidente da Federação Gaúcha de Futebol - Luciano Hocsman para uma conversa sobre o futuro do futebol no Rio Grande do Sul. Nesta reunião, pelo menos por hora, ficou descartada a possibilidade de um retorno do campeonato no mês de maio, mesmo com a entidade futebolística apresentando um protocolo para a volta do esporte - com toda a segurança exigida pelos órgãos de saúde e público.

Além do presidente da FGF e do Governador do Estado, também estiverem presentes neste encontro, o secretário estadual do esporte e lazer - João Derly, o chefe de gabinete - Paulo Morales e o vice-governador - Randolfo Vieira Júnior.

Reunião entre o governo do estado e a FGF em Porto Alegre
Reunião entre o governo do estado e a FGF em Porto Alegre

Após a reunião, o chefe máximo do estado afirmou aos repórteres que é "impossível" permitir um retorno do futebol ainda neste mês e também nos próximos.

"Iremos avaliar esse protocolo sugerido pela federação e considerar no próximo decreto, que vem a ser relatado até sexta-feira. Qual é o grande desafio aqui? O que torna especialmente difícil conseguir enxergar neste momento um retorno seguro ao futebol. É que o campeonato estadual precisa de uma regra uniforme de território e é justamente isso que não encontramos hoje no estado", declarou Eduardo Leite.

Já o presidente da FGF que também deu sua opinião aos jornalistas, destacou o seguinte:

"Maio não terá condições, até por questões do retreinamento. Somos sabedores que existem cidades que não possuem autorização para atividades nenhuma. No mês de maio posso afirmar que não teremos a volta do Gauchão", disse Luciano Hocsman.

Assim sendo, deveremos aguardar as próximas semanas e as próximas medidas a serem apresentadas pelo governo estadual e ver se dentre essas ele permitirá o retorno do futebol no Rio Grande do Sul para o mês de junho, julho ou agosto, o certo é que alguns clubes já retornaram as atividades e outros deverão voltar na próxima semana.