Mesmo com as atenções voltadas para a Copa Libertadores da América, onde precisa urgentemente de uma vitória, o Grêmio foi até Ijui para enfrentar o São Luiz, em jogo válido pela primeira partida da semifinal do campeonato gaúcho. Com um time completamente modificado, o tricolor sofreu com a boa marcação do adversário, e a falta de cratividade, e acabou empatando sem gols.

Para a partida, o técnico Renato Portaluppi escalou o Grêmio com: Paulo Victor no gol; Galhardo, Kannemann, Michel e Juninho Capixaba na defesa; Matheus Henrique, Rômulo, Jean Pyerre, Thaciano e Pepê no meio campo; Felipe Vizeu no ataque. 

Já o São Luiz, foi a campo com: Paulo Henrique  no gol; Maicon, Pablo, João Marcus e Márcio Goiano na defesa; Rudiero, Clayton, Mikael e Leílson no meio campo; Tauã e Thiago Alagoano no ataque.

PRIMEIRO TEMPO

A partida começou em alta velocidade. Com marcação forte, os donos da casa tiveram a primeira chance do jogo. Em boa troca de passes, Leílson chutou forte e obrigou ótima defesa de Paulo Victor aos 9 minutos. Depois disso, o Grêmio conseguiu aplicar seu estilo de jogo com certa tranquilidade, e administrou as ações. Aos 14 minutos, Pepê levou muito perigo ao gol adversário, com belo chute de fora da área. A melhor chance da primeira etapa foi com Matheus Henrique, que aproveitou cruzamento de Juninho Capixaba, e mandou no travessão. A grande chance do tricolor assustou os donos da casa, que apenas se defenderam no restante do primeiro tempo.

SEGUNDO TEMPO

Na segunda etapa, o jogo foi menos intenso, e mais administrado. O Grêmio rodou a bola, mas os donos da casa fizeram uma excelente atuação defensiva. Mesmo assim, o São Luiz conseguiu levar perigo em contra-ataque rápidos, geralmente armados por Leílson. Entretanto, as chances reais de gol foram praticamente inexistentes no segundo tempo. Nos acréscimos, Pepê quase marcou o gol da vitória gremista, mas o goleiro fez ótima defesa e decretou o empate sem gols.

Com o resultado, quem vencer a partida de volta está classificado. Caso haja empate com gols, o São Luiz estará na final do Gauchão. Um novo empate por 0x0 leva a decisão para os pênaltis. A partida de volta acontece no próximo domingo, na Arena, às 16h.