Com o objetivo de cumprir tabela e manter sua invencibilidade no campeonato gaúcho, o Grêmio foi até Pelotas enfrentar o time local. Com um time alternativo, o tricolor mostrou boa postura, e além de vencer a partida, eliminou o Pelotas, que antes da partida, estava classificado para a fase de mata-mata do estadual.

Sem o técnico Renato Portaluppi, que ficou em Porto Alegre, o Grêmio foi a campo com: Brenno no gol; Galhardo, Michel, Marcelo Oliveira e Juninho Capixaba na defesa; Matheus Henrique, Thaciano, Jean Pyerre, Montoya e Pepê no meio campo; Felipe Vizeu no ataque.

Já o Pelotas, foi a campo com: Airton no gol; Lennon, Dão, Cleiton e Rômulo na defesa; Reinaldo Silva, Makelele e Germano no meio campo; Cláudio Corrêa, Jarro Pedroso e Léo Bahia no ataque.

PRIMEIRO TEMPO

O jogo foi bem movimentado na primeira etapa, já que os donos da casa precisavam de uma vitória para assegurar sua classificação. O Grêmio, por sua vez, administrava o jogo, com boa troca de passes no meio campo. Felipe Vizeu teve boa chance no início, mas o zagueiro Dão slavou.  Aos 29 minutos, Germano bateu escanteio fechado e quase marcou olímpico. Deu tempo de Marcelo Oliveira salvar o Grêmio em duas oportunidades, sendo a mais perigosa em uma que Léo Bahia driblou Brenno e chutou em cima do zagueiro. Já no final, Thaciano perdeu duas chances, sendo uma de cabeça, que levou perigo.

SEGUNDO TEMPO

O Grêmio voltou mais incisivo na segunda etapa, e Thaciano roubou a bola na intermediária, fez boa jogada individual, e tocou na saída do goleiro para abrir o placar. Depois do gol gremista, o Pelotas se abalou e diminuiu o ritmo, chegando apenas aos 22 minutos, em chute de Geovane. No fim da partida, o Pelotas se lançou ao ataque, e teve duas chances para empatar, mas desperdiçou, mas aos 46 minutos, Jean Pyerre achou Thonny Anderson, que bateu cruzado para fechar o placar na Boca do Lobo.

Com o resultado, o Grêmio terminou a fase classificatória na primeira colocação, com 29 pontos, e com 7 de vantagem para o Internacional, segundo colocado. Na próxima fase, o tricolor enfrenta o Juventude, sendo a primeira partida como visitante, e decidindo na Arena. Já o Pelotas, dá adeus ao estadual, ficando na 9º posição com 12 pontos, dois a menos que o Juventude, último na zona de classificação.