O que esperar do Campeonato Gaúcho 2018

Gauchão deste ano vai reunir um Grêmio Tri-Campeão da Libertadores e um Inter recém vindo da segunda divisão do Brasileirão. Qual dos grandes se sairá melhor no estadual?

Por
Compartilhe

Fechando esta sequência apanhando informações sobre os quatro principais campeonatos estaduais do Brasil, vamos falar do futebol gaúcho. Se no ano passado o Internacional tinha de lidar com o amargo sabor de jogar a Série B enquanto o rival recém havia conquistado uma Copa do Brasil, neste ano o Colorado tenta bater a poeira da B para voltar com tudo e tentar reconquistar um título que foi seu por seis anos consecutivos entre 2011 e 2016. Em contrapartida, o Tricolor começa o ano ainda sob a glória de ter conquistado a terceira Copa Libertadores da América de sua história. 

Leia também:

Como funciona o Gauchão?

Este ano o Gauchão terá um único grupo com os 12 clubes pertencentes à primeira divisão estadual. Os times se enfrentam em turno único. As oito melhores campanhas passam para as quartas de final, semifinal e final (fases de mata a mata com jogos de ida e volta). As duas piores campanhas vão visitar a série B.

E os principais clubes do Estado, como estão se preparando?

Novo Hamburgo

Atual Campeão, o Novo Hamburgo está quase pronto para a estreia no Gauchão. Como parte da pré-temporada, o time venceu um amistoso contra o Sindicado dos Atletas-RS por 1-0 e ainda jogará contra o São Paulo-RG antes da estreia no Campeonato Gaúcho.

Flavio Torres é contratação para a camisa 9Flavio Torres é contratação para a camisa 9

O time de Beto Campos quer defender o título e aposta no centroavante Flávio Torres, de 31 anos - o atacante foi o último reforço para a equipe na temporada. Curiosamente o jogador foi o autor do único gol no jogo-treino.

Jogo treino teve gol de Flávio TorresJogo treino teve gol de Flávio Torres

A estreia do Noia será no dia 17/01 contra o Caxias, em Caxias do Sul.

Juventude

O time de Caxias do Sul, comandado pelo por Antonio Carlos Zago, se reapresentou antes da virada do ano para se preparar para o Campeonato Gaúcho. Para completar o elenco que terminou 2017 pela Série B do Brasileirão, quatro jogadores foram contratados, entre eles o volante Amaral, os meias Fellipe Matheus e Leandro Lima, e o atacante Jô.

Leandro Lima é conhecido no futebol nacionalLeandro Lima é conhecido no futebol nacional

Antes da estreia no Gauchão, o Juventude fez jogo-treino contra o Cruzeiro-POA e ficou no empate. A atividade serviu para o técnico Zago fazer observações e assim alinhar a equipe antes da bola rolar para valer.

Jogo treinoJogo treino

A estreia do Juventude no Gauchão será no dia 17/01 contra o Brasil de Pelotas.

Internacional

Ano novo, hora de esquecer o passado. O Internacional visitou a Série B e voltou para onde não devia ter saído. O clube reconhece que a campanha na B não foi a esperada, demitiu o técnico Guto Ferreira há três rodadas do fim e inicia o ano efetivando o interino Odair Hellmann para a sequência de um trabalho que precisa de renovação.

Aposta da direção é em Odair HellmannAposta da direção é em Odair Hellmann

Para reforçar o elenco, o Inter se livrou de algumas peças do plantel de mais de 40 jogadores, como o zagueiro Leo Ortiz (foi para o Sport), Eduardo Sasha (foi para o Santos), os laterais Geferson e Carlinhos saíram e o atacante Aylon foi reforçar o América-MG.

Em contrapartida, o Colorado contratou Wellington Silva (ex-Flu), os volantes Gabriel Dias e Patrick, os laterais Ruan e Dudu, e o atacante Roger (ex-Botafogo). A direção também conseguiu fechar pré-contrato com o zagueiro Rodrigo Moledo (Panathinaikos) e com a jóia argentina Martín Sarrafiore (Huracán); ambos chegam só na metade do ano.

Roger é uma das contratações em destaqueRoger é uma das contratações em destaque

A estreia colorada no gauchão será no dia 18/01 contra o Veranópolis.

Grêmio

Atual Campeão da Libertadores, o Grêmio não vence o Campeonato Gaúcho desde 2010. No entanto, parece que não será em 2018 que o Tricolor vai focar no campeonato estadual. A estreia do time na competição ocorre no próximo dia 17/01 e os jogadores do plantel principal nem sequer se reapresentaram das férias - muito por conta da cansativa temporada passada, em que o Grêmio disputou até o Mundial de Clubes, no dia 16/12.

Grupo principal do Grêmio ainda está em férias por motivos de: LIBERTADORESGrupo principal do Grêmio ainda está em férias por motivos de: LIBERTADORES

O grupo principal ainda goza das férias enquanto a direção corre atrás de reforços. Saíram após o final da temporada, o atacante Lucas Barrios, Batista, Fernandinho, o lateral Edilson e o volante Raul. Em contrapartida, o Grêmio contratou o meia Thaciano (ex-Boa Esporte), Alisson e Thonny Anderson (ex-Cruzeiro), o zagueiro Paulo Miranda e está muito próximo de fechar a contratação do lateral Madson, do Vasco.

A direção do Grêmio ainda busca um centroavante para tomar conta da camisa 9, mas não encontrou a melhor opção.

Duas contratações e ao centro, Odorico Roman - que vai deixar o cargo de VP de FutebolDuas contratações e ao centro, Odorico Roman - que vai deixar o cargo de VP de Futebol

Além do Gauchão, o Grêmio joga nos dias 14 e 21 de fevereiro, a Recopa Sulamericana - valendo taça entre o Campeão da Libertadores e o Campeão da Sulamericana (Independiente). Até lá, o foco do Gauchão será do time de transição, além de alguns dos reforços para a temporada.

A estreia no Gauchão será no dia 17/01 contra o São Luiz, de Ijuí.

Comentários