Deu Grêmio no Grenal 413 - vitória e classificação

Posições na tabela após a partida resultaram em mais dois GreNais, nas quartas de final do Gauchão.

Por
Compartilhe

Está finalizada a fase de grupo do Gauchão 2018 e não poderia ser no melhor estilo, com um GreNal cheio de detalhes interessantes. No confronto número 413 entre Internacional e Grêmio, deu Grêmio. Na casa do colorado, o tricolor fez um primeiro tempo fulminante, abriu dois gols de vantagem e poderia ter feito mais. Na segunda etapa, no entanto, o Inter é quem mandou no jogo, descontou e fez pressão, mas não conseguiu igualar o marcador. A vitória deu ao Grêmio a classificação e a derrota (junto de resultados paralelos) deixou o Inter em 3º na tabela. Nas quartas de final haverá mais dois Grenais pela frente.

Empurrões no cara ou coroa

Lembra dos "detalhes interessantes" que mencionei no inínio desta notícia? Pois os dois capitães protagonizaram um lance pra lá de bizarro antes mesmo da bola rolar, durante a disputa da moeda, junto ao árbitro Jean Pierre Lima, D'alessandro e Maicon trocaram palavras de "afeto" e tiveram de ser repreendidos pela arbitragem.

Primeiro tempo do Grêmio

O jogo era entre Inter e Grêmio, mas é plausível afirmar que o clássico teve "lado A e lado B" bem distintos. Nos primeiros 45 minutos o Grêmio trocou passes, criou jogadas, levou perigo e abriu o placar. Aos 24 minutos de jogo, o Grêmio chegou à linha de fundo com Cortez - aniversariante do dia - depois do lançamento preciso de Jailson, o lateral cruzou para a área e encontrou Luan, o Rei da América, livre para inaugurar o marcador. 

Leia também:

Luan marcou os dois gols do Grêmio na partidaLuan marcou os dois gols do Grêmio na partida

Aliás, Luan comandou o Grêmio nesta vitória. Foram dele os passes para chances de gol (disperdiçadas por Jael e Everton) e os dois gols gremistas na partida. Dois minutos após o gol, Victor Cuesta chegou de forma faltosa em Everton, derrubou o atacante gremista na área e o árbitro assinalou penalidade máxima. Luan cobrou, tirou o goleiro Marcelo Lomba da foto e ampliou.

Camisa 7 tem lugar na seleção do Tite?Camisa 7 tem lugar na seleção do Tite?

A festa gremista só não foi completa no Beira-Rio ainda no primeiro tempo porque Everton perdeu a chance que poderia mudar o jogo.

Segundo tempo do Inter

Como se fosse um tratado entre amigos, no segundo tempo foi a vez do Internacional entrar ligado em campo, impôr o jogo para tentar uma recuperação no resultado. A pressão fez sucesso logo no início e, depois de escanteio cobrado por D'alessandro, Rodrigo Dourado mandou de cabeça para o gol - a bola ainda bateu nas costas de Cortez antes de parar no fundo das redes.

Dourado marcou de cabeça para descontarDourado marcou de cabeça para descontar

Em outro momento o Inter costurou uma bela troca de passes e viu a bomba de Edenílson se tornar uma chance perdida. 

Leia também:

Pausa para substituição da arbitragem

Aos 20 minutos do segundo tempo o árbitro Jean Pierre Lima precisou ser substituído do clássico GreNal. Ele sentiu uma fisgada na coxa. A partida ficou paralisada por seis minutos e o quarto árbitro, senhor Jonathan Pinheiro assumiu o apito.

Jean Pierre teve de ser substituidoJean Pierre teve de ser substituido

De volta ao jogo, o Inter teve ainda pelo menos três oportunidades ótimas para empatar, com D'alessandro e Nico Lopéz, mas as bolas foram para fora ou desviadas por outro destaque o Grêmio na partida, o zagueiro Geromel.

O que disseram alguns personagens?

O técnico Renato Gaúcho reconheceu que o time caiu de produção na segunda etapa: "Poderíamos ter matado (no primeiro tempo) e não matamos. Conseguimos nosso objetivo principal que era a classificação. No segundo, vacilamos um pouco. A equipe recuou demais, mas nós seguramos o jogo. Foram dois tempos distintos".

Renato deu entrevista relâmpago pois tinha de pegar um voo para o Rio de JaneiroRenato deu entrevista relâmpago pois tinha de pegar um voo para o Rio de Janeiro

Já Odair Hellmann, treinador do Inter, achou que o empate seria um resultado justo: "Tivemos dificuldades táticas no primeiro tempo. Eles encontraram espaços no meio. Gerou contra-ataque numa perda de posse. Luan e Everton circulavam. Fomos para o 4-1-4-1. Tiramos o jogo entre as linhas do Grêmio. Ele não saía mais. Fomos muito intensos. O empate seria mais justo ou até a própria vitória, mas o Grêmio teve outra chance quando estava 2 a 0 – declarou.

Odair reclamou da aplicação da regraOdair reclamou da aplicação da regra

O técnico do Inter ainda foi retirado de campo já no final da partida, mas não foi expulso. Um dos auxiliares do treinador entrou no gramado e este sim foi expulso, mas segundo o regulamento, quando um integrante da comissão sofre tal punição, o técnico deve se retirar também. Odair comentou o caso com indignação:

"Eu não fui expulso. Fui muito educado com os árbitros. O Cristiano (Nunes) entrou no campo para separar uma situação. O árbitro o expulsou e o quarto árbitro me comunicou que eu precisava sair porque o preparador foi expulso. Eu disse que eles estavam brincando com o regulamento. É para aprender e não cometer as mesmas bobagens. Se você dá um tiro, eu não posso ser preso. O Renato caminha, coloca a mão na cintura e cinco do lado dele. Só faltou baterem palma. Se treinador não pode entrar, que seja expulso. Nem para eles, nem para nós. Vamos cumprir a regra." – disparou Hellmann.

Classificação

Na sexta-feira nós projetamos as possibilidades do Grêmio diante de vários cenários que um GreNal imprevisível poderia gerar. Era sabido que uma vitória dava a classificação para o Tricolor. Porém, ao fim da última rodada do Gauchão, uma reviravolta resultou um novo encontro entre Grêmio e Inter, desta vez nas quartas-de-final da competição. Isso porque o Grêmio saltou para a sexta colocação e o Inter caiu da liderança para o terceiro lugar. 

Desta forma, o Brasil de Peloras (1) enfrentará o São Luiz de Ijuí (8); o Caxias (2) enfrenta o Avenida (7); o Inter (3) pega o Grêmio (6); e o São José (4) enfrenta o Veranópolis (5). 

 

Comentários