Como chegam Grêmio e Internacional para o GreNal de domingo

Situações opostas marcam o jogo do fim de semana. É GreNal na última rodada da fase de grupos.

Por
Compartilhe

O clássico entre Internacional e Grêmio - que será disputado no próximo domingo, às 17h no estádio Beira-Rio - vale muito mais que simplesmente os três pontos. Uma vitória colorada consagra a boa fase do time em 2018 e consolida o trabalho do técnico Odair Hellmann na liderança da classificação; de quebra, a derrota gremista pode tirar o Grêmio da zona de classificação para as quartas-de-final do Gauchão. Vamos conferir os ingredientes para este belo clássico? 

Leia também:

Inter líder e classificado

O colorado está nas alturas da tabela e já classificado para a próxima fase da comeptição, mas não se coloca como favorito no clássico. O time de Odair Hellmann joga em casa, sob o embalo de sua torcida e tem a melhor campanha do Gauchão 2018. Mas também há dor de cabeça na hora de montar o time que estará em campo no domingo. O treinador provavelmente não contará com Danilo Fernandes, Leandro Damião e Willian Pottker, afastados por lesão. Marcelo Lomba, Roger e Nico López são os substitutos naturais das respectivas posições. 

Zaga confiante para o clássico. Cuesta e KlausZaga confiante para o clássico. Cuesta e Klaus

O Inter vem de um empate sem gols contra o Cruzeiro, fora de casa, mas vale lembrar, jogou com time misto. A equipe possui cinco vitórias, três empates e duas derrotas no campeonato. A defesa colorado é a menos vazada do Gauchão (quatro gols sofridos). A sólida defesa é uma das "armas" para frear o ataque do Grêmio, que já marcou 15 gols no torneio (mesmo número, inclusive, que o Inter). A diferença que pesa para o lado vermelho é que a defesa gremista sofreu também 15 gols. 

O Técnico Odair fechou o treino, mas o time deve vir a campo com Lomba; Dudu, Klaus, Cuesta e Iago; Dourado, Edenílson, Nico, D'alessandro e Patrick; Roger. 

Leia também:

Grêmio precisa pontuar

Se no início do campeonato a cobrança por resultados estava no colo do time de transição, hoje a pressão por uma classificação está nas costas do time principal. O planejamento do Grêmio após conquistar a Libertadores previu descanso aos titulares. Quando eles voltaram, encontraram uma posição incômoda no Gauchão - o tricolor chegou a segurar a lanterna do campeonato. A situação atual coloca o Grêmio na 8ª posição da tabela, a última vaga para a próxima fase, mas a vitória do Juventude (ontem) deixou o sinal de alerta ligado na Arena. 

Atualmente o Grêmio possui 13 pontos, o Juventude tem 12, portanto, se não vencer o clássico no domingo, o tricolor precisa estudar uma série de resultados para garantir sua classificação. 

Arthur atuou por 20 minutos na última partida e pode pintar no GrenalArthur atuou por 20 minutos na última partida e pode pintar no Grenal

No trabalho desta quinta-feira o Grêmio realizou um jogo-treino contra os reservas do Aimoré e o técnico Renato utilizou equipe reserva para preparar o time que estará em campo no domingo. Ótima oportunidade para ver Arthur jogando durante toda a atividade - o volante negociado com o Barcelona estava fora por lesão desde a final da Libertadores e voltou a vestir a camisa do Grêmio na vitória sobre o São Paulo de Rio Grande, atuando por 20 minutos. A plena recuperação de Arthur coloca uma boa dor de cabeça em Renato Gaucho; apesar disso, o treinador teve outros motivos para dor de cabeça, só que com preocupação. Jael saiu de campo mais cedo depois de sentir dores no ombro e Maicosuel levou uma pancada na perna e também encerrou a atividade antes do previsto.

O provável Grêmio para o clássico deve ter: Grohe; Léo Gomes, Geromel, Kannemann, Cortez; Maicon, Jaílson, Luan, Ramiro e Everton; Hernane (Cícero).

Projeções

Muitos podem ser os desfechos da última rodada do Gauchão. Se o Grêmio vencer, garante vaga nas quartas de final, e pode até chegar ao 4º lugar, se o Veranópolis perder para o Juventude, o Novo Hamburgo vencer ou empatar com o Avenida e houver um empate entre São José e São Luiz. 

Se o clássico terminar empatado, o Grêmio depende de um empate ou derrota do Juventude para garantir a classificação em oitavo - que pode gerar dois novos clássicos grenais se o Inter permanecer em primeiro da tabela. Agora, se Avenida e São Luiz perderem, o Grêmio pode avançar duas posições e se livrar do GreNal nas quartas. Havendo uma derrota do São José o Grêmio também fica na frente por conta do melhor saldo de gols.

Em caso de derrota, o Grêmio precisa torcer por uma derrota do Juventude. A derrota também, praticamente, garante mais dois grenais em sequência, desta vez pelas quartas de final.

A desclassificação do Grêmio virá se o tricolor perder para o Inter e o Juventude vencer o Veranópolis. Lembrando que todas as partidas da rodada serão disputadas no mesmo horário. 

E quais são as suas apostas para o primeiro clássico GreNal da temporada? Deixe um comentário.

Comentários