Não é oficial, mas o Arbitral da Federação de Futebol do Rio de Janeiro - FERJ que ainda aguarda pelo o aval das autoridades de saúde e governamentais, definiu as datas para o retorno dos jogos do Campeonato Carioca, paralisado desde 16 de março por conta do novo Coronavírus - claro que esses jogos serão todos com seus estádios fechados ao torcedor.

Dirigentes da FERJ e dos clubes participantes da Série A do Cariocão participaram na tarde desta última segunda-feira de uma reunião virtual, onde apontaram a possibilidade de retornarem aos gramados ainda nesta semana, no entanto, aguardam por uma aprovação das autoridades acima citadas.

Com a aprovação da maioria dos clubes participantes do campeonato estadual, o presidente da FERJ - Rubens Lopes recomendou a retomada dos jogos já para essa semana, a partir do próximo sábado - 20 de junho. Porém, a decisão teve um adendo, uma vez que os clubes que entrassem em acordo poderiam antecipar seus jogos em dois dias, assim sendo, o duelo entre Bangu x Flamengo pode ser antecipado já para essa quinta-feira - 18 de junho, podendo ser esse o primeiro duelo do Campeonato Carioca após a volta do futebol no Rio de Janeiro depois da paralisação por conta da pandemia já acima cita.

Vale ressaltar que essa decisão está longe de ser atendida, uma vez que o Botafogo e o Fluminense continuam contrários a essa ideia e novamente defenderam a volta do Campeonato Carioca para julho, desta forma prometeram entrar na justiça caso o torneio seja realizado em junho - mesmo sendo votos vencidos.

Com os dois clubes ainda não tendo aceitado a ideia e não tendo retomado as atividades, não cumprindo com as exigências protocolares de saúde, a FERJ empurrou o jogo desses dois para mais tarde, com a primeira partida ocorrendo no dia 22 deste mês.

A FERJ tem ainda a esperança de conseguir convencer os dois clubes insatisfeitos a retornarem com suas atividades e com isso aceitarem jogar neste mês e para isso deverá ter uma reunião com os dirigentes de Botafogo e Fluminense nesta semana. Sem conseguir definir a tabela de jogos, o Arbitral terá um novo encontro no dia de hoje, a partir das 20h.

Campeonato Carioca - 2020 - imagem: arquivo
Campeonato Carioca - 2020 - imagem: arquivo

Confiram as possíveis datas para o retorno dos jogos dos quatro grandes do Rio de Janeiro:

Flamengo - 18 e 25 de junho;

Vasco - 21 e 24 de junho;

Fluminense - 22 e 26 de junho;

Botafogo - 22 e 26 de junho.

A FERJ até aqui só "confirmou" as datas da quarta rodada, visto que aguarda o aval das autoridades governamentais e estão confiantes que o governador do Rio de Janeiro irá confirmar a liberação das partidas sem a presença do público na Fase 2 de flexibilização, marcada para se iniciar nesta quarta-feira - 17 de junho.

O Campeonato Carioca foi paralisado restando apenas duas rodadas para a fase classificatória da TAÇA RIO ser encerrada, com as seguintes partidas:

QUARTA RODADA

Botafogo x Cabofriense;

Bangu x Flamengo;

Portuguesa x Boavista;

Fluminense x Volta Redonda;

Madureira x Resende;

Vasco x Macaé.

QUINTA RODADA

Flamengo x Boavista;

Bangu x Cabofriense;

Portuguesa x Botafogo;

Vasco x Madureira;

Volta Redonda x Resende;

Macaé x Fluminense.