Com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro planejando o retorno do campeonato estadual para essa semana (quinta ou sexta-feira) - com a aprovação da maioria dos clubes participantes, essa medida primeiramente será analisada no dia de hoje pelo Arbitral da FERJ, às 17h (no horário de Brasília).

Conforme declaramos aqui, o arbitral da federação carioca de futebol irá colocar em pauta a possibilidade de retomar o estadual já nesta semana. Estarão presentes através de uma videoconferência os clubes interessados, restando saber se Botafogo e Fluminense se farão presentes, uma vez que são contrários a essa decisão.

Na reunião estarão em pauta as seguintes ordens:

1ª - Atestado de saúde da delegação dos clubes estabelecido em protocolo denominado Jogo Seguro: modelo, conteúdo e responsabilidade;

2ª - Torneio extra (parágrafo 2º do Art. 50 do REC);

3ª - Substituições;

4ª - Quantidade de atletas não profissionais;

5ª - Inscrições e Registro;

6ª - Inscrições e Registro de atletas por associação diferente da que tenha jogado no mesmo campeonato;

7ª - Assuntos pertinentes à conclusão do grupo Z;

8ª - Outros assuntos pertinentes às partidas complementares do Campeonato Carioca passíveis de discussão por decisão preliminar favorável da maioria.

Maracanã - o principal palco do Rio de Janeiro - imagem: arquivo
Maracanã - o principal palco do futebol no Rio de Janeiro - imagem: arquivo

Para os clubes favoráveis a ideia de retomar o Campeonato Carioca nesta semana, esses querem emplacar nesse arbitral a volta entre quinta e sexta-feira, com dois jogos disputados por dia. Salientando que esse plano já foi discutido no último sábado de forma extra-oficial e não contou com a presença de Botafogo e Fluminense.

Se essa ideia for aprovada nesta segunda-feira, a tendência é de que se Botafogo e Fluminense não venham a aceitar as regras e não entrem em campo, seja a eles aplicado o "W.O". Vale ressaltar que o Fluminense não voltou aos treinos presenciais e sequer realizou os testes para detectar o COVID-19 em seus atletas - o que deverá ocorrer nesta próxima terça-feira, também conhecida por "amanhã". Como esse teste leva em torno de uma semana para ficarem prontos, o clube não poderá ir a campo sem saber se tem jogadores contaminados.

Quanto ao Botafogo, esse já está com seu programa de retorno mais avançado, mas é outro clube conforme já declaramos desconfortável com a retomada imediata do futebol e com os trabalhos presenciais. O clube ainda não marcou uma data para seu retorno ao Nilton Santos, porém, já realizou o teste da COVID-19 em seus jogadores - o resultado deve sair nos próximos dias.

Flamengo e Vasco da Gama já vêm treinador à pelos menos 15 dias e estariam prontos para voltarem aos gramados, assim como grande parte dos "pequenos" clubes que completam a Série A - do Campeonato Carioca, tirando apenas a Cabofriense, que está retomando suas atividades nesta segunda-feira.