O que esperar do Campeonato Carioca 2018

Como estão se preparando os grandes clubes do Rio de Janeiro para a temporada? Vamos conferir.

Por
Compartilhe

Acabaram-se as férias e finalmente, para nós torcedores, é hora de ver como estão se preparando os times do Brasil para a temporada 2018. Eu já falei aqui da preparação do Paulistão e hoje vamos checar as apresentações e contratações de Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo.

Mas antes de mais nada, é preciso entender como funciona o Campeonato Carioca.

Como funciona o Campeonato Carioca?

A competição começa com uma fase preliminar envolvendo seis clubes do interior. Neste ano jogaram Cabofriense, Bonsucesso, Macaé, Goytacaz, Resende e America-RJ. Os clubes se enfrentam entre si e os dois melhores se classificam - enquanto os dois piores são rebaixados.

Depois disso começa a Taça Guanabara, englobando dois grupos com cinco times em cada. Neste momento os quatro grandes já estão na disputa. Na chave deste ano, Flamengo e Vasco estão no Grupo B junto de Bangu, Nova Iguaçu e Volta Redonda. Já Botafogo e Fluminense estão no Grupo C, onde também estão Boavista, Madureira e Portuguesa-RJ. 

Leia também:

A primeira fase da Taça Guanabara é classificatória; os times se enfrentam dentro das chaves. Terminada esta etapa, o melhor time de cada grupo pega o segundo do outro. Os vencedores se enfrentam na final da Taça Guanabara.

Depois começa a Taça Rio - em que as mesmas chaves agora enfrentam os componentes da outra chave. Novamente os melhores se enfrentam até sair o campeão da Taça Rio.

Começa então a semifinal do Campeonato Carioca, quando o campeão enfrenta a melhor campanha da Taça Guanabara e o campeão enfrenta a melhor campanha da Taça Rio. Os vencedores se enfrentam na grande final do “Cariocão”.

Quais são as notícias vindas dos principais clubes do estado?

Flamengo

O saldo de 2017 não foi legal para os lados do Flamengo. O time do início do ano com nomes de peso, como Everton Ribeiro, Diego, Guerrero, Conca e o Goleiro Diego Alves, não conseguiu mais que o título carioca e uma vaga na Libertadores da América de 2018. E não faltaram oportunidades, afinal, o Flamengo perdeu a final da Copa do Brasil para o Cruzeiro e perdeu a Final da Copa Sul-Americana para o Independiente.

Com a chegada de um novo ano, o clube tenta melhorar o plantel, mas antes precisa manter o técnico Reinaldo Rueda - o comandante está para acertar como novo treinador do Chile, mas o negócio ainda não está concluído. Enquanto isso, o Flamengo trabalha com um nome para substituir o treinador; por isso, Paulo César Carpegiani está em uma espécie de “sobreaviso”, caso Rueda saia.

Hoje pela manhã o treinador Rueda chegou ao Rio para conversar com a direção do Fla e comunicar a sua decisão final.

Rueda se mostrou dividido entre treinar o Chile ou seguir no FlamengoRueda se mostrou dividido entre treinar o Chile ou seguir no Flamengo

Falando de jogadores, a direção acertou o empréstimo de nove atletas para tentar aliviar as contas mensais. Também foi definido o futuro de Márcio Araújo - jogador que enfrentou tempos difíceis com a torcida rubro-negra nos últimos anos. Ele vai disputar a Libertadores da América pela Chapecoense; assinou contrato de dois anos.

Em busca de reforços pontuais para a temporada, o Flamengo tenta a contratação de Walace (ex-Grêmio) por empréstimo junto ao Hamburgo da Alemanha. O clube alemão, no entanto, só aceita negociar o volante em definitivo - quer recuperar os 10 milhões de Euros investidos junto ao Grêmio no começo do ano passado.

É provável que o Hamburgo faça jogo duro enquanto Atlético-MG e outros clubes também queiram contar com o jogador. As negociações seguem sem data para o fim.

Walace não está contente na Alemanha e deseja voltar ao BrasilWalace não está contente na Alemanha e deseja voltar ao Brasil

O Flamengo ainda acompanha as situações do zagueiro Pablo, o lateral Zeca, do atacante Marlos Moreno e também do atacante Yago, do Vitória. Este último o menos badalado, mas que se destacou durante o Brasileirão 2017.

A estréia do Flamengo na Taça Guanabara será dia 17/01 contra o Volta Redonda.

Botafogo

O ano do Botafogo começou com um tremendo baque; o técnico Jair Ventura aceitou proposta para treinar o Santos e teve sua multa rescisória de 700 mil reais paga pelos paulistas. Felipe Conceição foi anunciado e já começou os trabalhos no comando do time na pré-temporada.

Além do treinador, o Botafogo perdeu o volante Bruno Silva - um dos melhores jogadores da temporada - para o Cruzeiro, o zagueiro Emerson Santos rumou ao Palmeiras e o atacante Roger foi para o Internacional.

Bruno Silva trocou o fogão pela raposaBruno Silva trocou o fogão pela raposa

Para reforçar o elenco, a direção aposta na contratação do atacante Rony, atualmente no Albirex, mas pertencente ao Cruzeiro. Esperava-se que o acerto de Bruno Silva com o time mineiro facilitaria a vinda do atacante para o RJ, no entanto, segundo o empresário do jogador, o Botafogo enviou uma contraproposta com valores inferiores aos acordados anteriormente. Desta forma o negócio pode não dar certo.

Negócio por Rony pode melarNegócio por Rony pode melar

A estreia do Botafogo no Taça Guanabara será no dia 16/01 contra a Portuguesa-RJ.

Fluminense

Dores de cabeça também são sentidas no Fluminense. Nas laranjeiras o problema maior não é o treinador e sim um dos principais jogadores da equipe, Gustavo Scarpa. O Jogador ainda não se reapresentou para a temporada, cobra na justiça salários atrasados e direitos de imagem.

Para piorar a situação, o Fluminense pagou uma parte da dívida com Scarpa para evitar as visitas ao tribunal e acabou gerando uma tremendo desconforto junto aos outros jogadores, também lesados pelos atrasos.

Jogadores correm no gramado nos primeiros treinos da temporadaJogadores correm no gramado nos primeiros treinos da temporada

Quanto às negociações, Henrique Dourado é o grande alvo de clubes como Corinthians para substituir a saída de Jô. Além do atacante, o próprio Gustavo Scarpa deve sair do Flu. O Zagueiro Henrique também vai defender o Timão nesta temporada. O volante Pierre deixou o Flu para acertar com o Atlético-PR, Wendel deixa o Fluminense para jogar no Sporting de Portugal. Wellington Silva vai defender o Inter, o lateral Léo vestirá a camisa do Bahia, Lucas a do Vitória.

Ceifador pode deixar o FluCeifador pode deixar o Flu

Para reposição dos vários nomes deixando o clube, o Flu contratou o volante Jadson, da Ponte Preta, o lateral Gilberto e negocia com Leo Príncipe e Giovanni Augusto, do Corinthians.

O Flu estreia na Taça Guanabara no próximo dia 17/01 contra o Boa Vista.

Vasco

O Vasco - para não perder o drama no início de cada parágrafo - enfrenta uma batalha extra-campo com a eleição presidencial, mas segue trabalhando para tentar montar um grupo forte na temporada. E Philippe Coutinho pode ajudar nesta formação, afinal, como clube formador do jogador, a transferência de Coutinho para o Barcelona vai render cerca de R$ 15 milhões.

O clube teve a reapresentação de Anderson Martins e Nenê para os trabalhos da pré-temporada. Quem também está feliz foi o recém contratado Rildo - ele disse que não pensou duas vezes ao saber do interesse do Vasco.

"Nem pensei duas vezes" disse Rildo ao saber do interesse do Vasco"Nem pensei duas vezes" disse Rildo ao saber do interesse do Vasco

Quem chegou também foi o meia Thiago Galhardo e o zagueiro Luiz Gustavo e o volante Desábato. Em contrapartida, o Vasco perdeu Eder Luis, Lucas Rocha, Gilberto, William Barbio e o Goleiro Jordi.

O Vasco estreia na Taça Guanabara no próximo dia 18/01 contra o Bangu.

Quem será o Campeão Carioca em 2018? Deixe seu comentário.

Comentários