Camisa 10 da Seleção Brasileira tem estátua inaugurada na sede da CBF

Não é de hoje que todos os fans de futebol sabem da importância da craque camisa 10 da seleção brasileira, a Marta. Então, a atleta multi campeã com a seleção brasileira ganhou uma homenagem no museu da CBF.

Assim, a jogadora que foi eleita pela fifa melhor do mundo seis vezes, ganhou uma estátua ao lado de Pele, que até o momento era o unico atleta a ter uma estátua na sede da CBF, que fica na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro.

Perguntada sobre a homenagem, Marta comentou a importância e como não quer ser a única jogadora brasileira a conseguir tal feito.

Fiquei bonita, mas o mais importante de tudo é a homenagem que é dada para a minha pessoa, mas em geral, ao futebol feminino. É um espaço que está cada vez mais incluso e a gente fica feliz que a Casa do Futebol Brasileiro está dando esse exemplo. Que meus pés não sejam os únicos na calçada da fama do Maracanã assim como essa estátua não seja a única

História da camisa 10 da seleção brasileira

 

A princípio, Marta foi conquistando seu espaço no futebol brasileiro aos poucos. Pois, inicialmente começou sua carreira no CSA, clube do seu estado, Alágoas. Assim, logo aos 14 anos foi para o Vasco da Gama do Rio de Janeiro, onde foi se destacando mas, acabou sendo emprestada para o Santa Cruz, clube mineiro. Então, logo foi negociada para o futebol Suéco, que na época era um dos mais desenvolvidos no futebol feminino.

Por la, foi ficando famosa no futebol europeu, ganhando diversos titulos, entre eles a Champions League feminina 2003/04. Então, começou a ficar conhecida também no Brasil, sendo a camisa 10 seleção brasileira, onde teve seu principal titulo o Panamericano de 2007 e um vice campeonato da Copa do Mundo do mesmo ano.

Sendo assim, a camisa 10 da seleção brasileira foi contratada pelo Santos, que vinha fazendo um projeto de futebol feminino e por lá conquistou uma Copa Libertadores da América e uma Copa do Brasil, ambos em 2009. Então, a atleta começou a rodar por algumas equipes no mundo, como o Gold Pride e Western New York Flash dos Estados Unidos.

Além disso, ainda retornou para o futebol suéco, onde vestiu a camisa do Tyresö FF e FC Rosengård. Mas, atualmente a atleta está novamente em terras americanas, onde joga pelo Orlando Pride.

Por fim, a camisa 10 da seleção brasileira é a única atleta a ganhar seus bolas de ouro, sendo cinco de forma consecutiva. Então, Marta se tornou um grande símbolo do futebol não só brasileiro mas, mundial, como uma das maiores atletas da história.

Foto Destaque: Divulgação/CBF

Gilvan AlvesGilvan Alves

Desde pequeno eu amava assistir esportes, acordava de madrugada para ver as olimpíadas de 2008, não perdia um jogo do Manchester United de Cristiano Ronaldo e Ronney e sempre acompanhava os campeonatos nacionais e sempre tive o sentimento de transmitir a emoção do esporte seja por texto ou falado, já fiz parte do programa Timão universitário da web rádio coringão e Rádio UNG como comentarista e da mesma forma que eu me encantei pelo jornalismo esportivo quero passar a informação e a emoção do esporte para todas as pessoas que conseguir

[blocksy_breadcrumbs]