Sem essa de abandonar o Brasileirão! Essa é uma resposta do Figueirense a decisão tomada pelo presidente da Elephant que enviou um comunicado a Confederação Brasileira de Futebol pedindo a retirada do clube catarinense da Série B.

O Conselho Deliberativo do Figueirense disse que jamais cogitou a desfiliação ou o abandono do Campeonato Brasileiro - Série B. O pronunciamento é uma resposta a informação publicada pelo site "globoesporte.com", onde esse informava que o clube de Santa Catarina havia comunicado oficialmente a CBF de sua retirada da Série B.

Na verdade houve sim uma formalização junto à entidade máxima do futebol brasileiro, mas feita pelo presidente da Elephant - Cláudio Honigman - empresa que administra o clube desde 2017.

Ainda de acordo com o conselho do clube, o setor jurídico está analisando o caso e aproveitou para informar que o jogo desta terça-feira, diante do Bragantino, em Florianópolis, às 21h30, está mantido, ou seja, confirmado.

A CBF a partir de agora irá avaliar a eficácia da decisão, visto que na última quinta-feira, o Conselho Deliberativo do Figueirense havia divulgado um documento comunicando que o contrato mantido entre a entidade e a empresa administradora do clube, teria sido desfeito.

Assim, a CBF irá enviar o comunicado ao STJD para que o caso seja analisado. Se a documentação for considerada válida, o clube catarinense poderá estar sujeito ao regulamento do campeonato, que prevê suspensão automática do time de todas as competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol - isso incluindo o setor profissional e o de base. Se confirmado for e o Figueirense acabar sendo suspenso, o clube corre o risco de ter que voltar após cumprir a pena, a disputar o Campeonato Brasileiro pela "Série D" .

O Figueirense emitiu uma nota oficial negando a saída do Campeonato Brasileiro, conforme descrita abaixo:

"O Figueirense Futebol Clube informa que não foi comunicado pela Confederação Brasileira de Futebol - CBF sobre o pedido feito pelo ex-presidente - Claudio Honigman, de abandonar a disputa do Campeonato Brasileiro. Nas próximas horas, a equipe jurídica do clube encaminhará a CBF toda a documentação necessária para desmentir a intenção de desistir da disputa. O clube comunica que nunca cogitou a desfiliação ou o abandono do Campeonato Brasileiro. O jurídico do clube analisa o caso. Com isso tranqüilizamos a Nação Alvinegra e informamos que a partir desta noite, contra o Bragantino, no estádio Orlando Scarpelli, está confirmado. Contamos com a presença e o apoio de nossa imensa e apaixonada torcida".