Com a tabela do Brasileirão divulgada ainda em fevereiro deste ano - antes da paralisação por causa da pandemia do Coronavírus, o maior torneio de futebol nacional iniciaria no primeiro final de semana de maio, ou seja, daqui a 12 dias. Com todas as atividades neste setor paralisadas no Brasil, o calendário do futebol foi suspenso até que as autoridades de saúde liberem a sua volta no país.

Assim sendo, muito já foi discutido a respeito - brasileirão com a volta do mata-mata, com apenas 19 rodadas, mas o que se sabe até o momento, é que nada se sabe. No entanto, algo é certo, os clubes brasileiros - principalmente os da Série A, defendem o regulamento atual e a disputa das 38 rodadas, nem que essas tenham que ser disputadas já em 2021.

Conduta essa também defendida de pela CBF, conforme avisa o secretário-geral da entidade - Walter Feldman: "A gente descarta completamente o mata-mata ou o modelo europeu".

Brasileirão 2020 deverá ter as suas 38 rodadas, mas sem data para o seu início e término.
Brasileirão 2020 deverá ter as suas 38 rodadas, mas sem data para o seu início e término.

Essa ideia, inclusive, de passar as primeiras semanas de 2021 disputando as rodadas finais do Brasileirão, foi um dos fatores fundamentais a levar os clubes a concederem férias aos elencos (Séries A e B) neste mês de abril.

A vontade de seguir o regulamento atual do Brasileirão tem seus propósitos. Além da razão esportiva, existe o receio da perca de receitas com bilheterias, patrocinadores e dos programas de sócios-torcedores - isso sem falar dos contratos pelos direitos de transmissão. Reduzir o Campeonato Brasileiro significaria também em redução nas verbas de TVs e com isso na diminuição dos ganhos desses clubes. Algo que sempre foi importante nas finanças desses e que agora se tornam ainda mais fundamentais.

Assim sendo, ao que tudo indica atualmente, é de que sim, o Brasileirão 2020 terá as suas 38 rodadas, restando saber quando essas poderão ser iniciadas e até quando elas serão concluídas.