Veja aqui se vale a pena investir tanto em patrocínios nos uniformes de futebol

o IBOPE Repucom divulgou uma pesquisa em relação aos patrocínios do futebol em nosso país no ano de 2019 e trouxe para a gente os números de visibilidade nos uniformes de times da "Série A" do Brasileirão.

Por Müller
Compartilhe

De acordo com matéria escrita por Rodrigo Capelo (jornalista especializado em negócios do esporte), durante toda a temporada de 2019, apenas cinco clubes da Série A - do Brasileirão 2019 estamparam marcas em seus meiões. Foram eles: Flamengo, Fortaleza, Goiás, Palmeiras e Santos, que optaram por colocar marcas nos meiões nesta temporada.

Porém, a dúvida que fica no ar é: Vale à pena patrocinar o meião de um clube? E a resposta, se ela depender unicamente da visibilidade que a marca obtém por meio das transmissões, fora outras contrapartidas, é não.

Embasa em cima desse "assunto", o IBOPE Repucom divulgou uma pesquisa em relação aos patrocínios do futebol em nosso país no ano de 2019. Entre outros dados, a consultoria mede a quantidade de vezes que cada marca apareceu na televisão durante partidas e cobertura esportiva - aqui, falando propriamente do meião, as marcas estampadas nele correspondem a apenas 0,3% das exibições.

Exemplo: Camisa do Flamengo em 2019.
Exemplo: Camisa do Flamengo em 2019.

Visibilidade de propriedades comerciais em uniformes em 2019

Propriedade % de exposição
Frente 22,6%
Mangas 18,6%
Costas 15,1%
Ombros 14,6%
Material esportivo 14,3%
Barra traseira 7,1%
Barra frontal 3,8%
Calção 2,7%
Meião 0,3%

Como se pode perceber, nenhuma visibilidade é tão baixa para marcas quanto a do meião, mas há várias outras partes do uniforme que obtêm pouca visibilidade.

Os calções, por exemplo, representam apenas 2,7% das exibições. Neste caso, não é difícil ver jogadores tirarem as camisas de dentro dos calções e cobrirem as marcas estampadas neles. No total, dos 20 clubes da "Série A" do Brasileirão, 17 destes venderam essa propriedade para algum patrocinador.

Barras traseira e frontal - na parte inferior da camisa, também não são o melhor local para divulgar uma "marca". Mas há quem compre. Nesta temporada, sete empresas assinaram contratos para aparecer na barra traseira e dez na dianteira. O CSA chegou a estampar duas marcas na barra frontal ao mesmo tempo.

Vamos lembrar que patrocínio não se limita à visibilidade que as marcas conseguem por meio das transmissões. Visto que é possível que uma marca apareça no meião, mas o meião seja apenas uma contrapartida num pacote de propriedades. O mesmo vale para calções e barras de camisas.

Mediante dos números apresentados acima na pesquisa realizada pelo IBOPE Repucom, fica uma nova pergunta no ar: Vale à pena ter tantas marcas nos uniformes?

Torcedor: compartilhe
Siga nas redes
Comentários
Carregar comentários
Assista ao nosso último vídeo:
Inscreva-se no canal