O Cruzeiro entra em campo nesta segunda-feira, em São Januário contra o Vasco, às 20h para uma de suas três "finais" na luta contra o rebaixamento e sabendo o que precisará fazer em campo para não permanecer dentro da "zona de rebaixamento", visto que os times que estão logo acima deles derraparam na rodada.

A "Raposa" tem 36 pontos na tabela e ocupa a 17ª colocação, no Campeonato Brasileiro - a primeira colocação dentro da zona de rebaixamento, dois pontos atrás do 16º colocado - o Ceará, que é por sua vez o primeiro time fora do "Z-4" e o maior rival cruzeirense nesta batalha contra o rebaixamento.

Vasco x Cruzeiro - 36ª rodada - São Januário - às 20h.
Vasco x Cruzeiro - 36ª rodada - São Januário - às 20h.

Curiosamente, nas próximas duas rodadas do Brasileiro, o Cruzeiro enfrentará dois grandes responsáveis pela queda do Atlético-MG - seu maior rival; em 2005, para a segunda divisão.

Em 2005, o jogo derradeiro que definiu a queda do "galo mineiro" foi um 0 a 0 contra o Vasco no Mineirão. O time carioca era treinado por Renato Portaluppi, na época - hoje comandado por Luxemburgo. Nesta segunda-feira, à noite, o Cruzeiro enfrenta o Vasco. E na sequência, encara Renato Gaúcho e o Grêmio em Porto Alegre, na quinta-feira e o Palmeiras, no final de semana.

A batalha para o clube celeste não cair para a segunda divisão pela primeira vez em sua história continua, com o Cruzeiro precisando de pelo menos duas vitórias - em três partidas e com isso deverá secar o Ceará nas duas últimas rodadas.