Chegamos ao final da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro – Série A; assim, restam ainda seis para encerrarmos a competição. Aqui traremos mais uma vez para você – baseado nos cálculos feitos pelo matemático Tristão Garcia, as chances de título, Libertadores e rebaixamento.
TÍTULO:
Na briga pela taça do Brasileirão 2019 o Flamengo está cada vez mais com a taça na mão, podendo conquistá-la, inclusive, no próximo final de semana; para isso será preciso vencer o Vasco na próxima quarta-feira, no Maracanã e vencer o Grêmio, no domingo, em Porto Alegre – claro que ainda torcer por um tropeço do Palmeiras. Com 10 pontos de vantagem, em 18 em jogo, o Rubro-Negro precisaria no mínimo, abrir mais três pontos diante do “Verdão” para comemorar o título nacional. O Santos pelos fatores “desempenho e nível dos próximos adversários”, está fora desta briga – segundo o matemático.
LIBERTADORES – G4:
Aqui levando em conta somente o “G4”, o Flamengo hoje seria o único classificado a fase de grupos da próxima edição da competição continental – através do Brasileirão. O Palmeiras, vice-líder possui 99% de chances, ou seja, mais uma vitória o colocará no torneio em questão. Por outro lado, Corinthians e Internacional, ainda possuem 3% e 4%, respectivamente. Santos, Grêmio e São Paulo aparecem com 99%, 83% e 11%, respectivamente – isso lembrando que estamos falando do G4.
REBAIXAMENTO:
Aqui, a grande mudança vem com a situação do CSA, que saiu dos 70% para 91% de chances de queda – isso pela derrota na rodada do final de semana diante do Vasco, em casa. O Botafogo que possui 26%, ainda vai a campo nesta segunda-feira para encarar o Avaí, podendo sair do “Z4”. Esse mesmo Avaí que possui 99% de chance de queda, assim como a Chapecoense. Na sequência com maiores chances de serem rebaixados, aparece o Fluminense – com 37%, Cruzeiro – com 29%, Ceará – com 14%, Fortaleza – com 2%; Atlético-MG, Vasco e Goiás ainda possuem 1% de chances de queda para a Série B, em 2020.