Tido por muitos como o maior clube de futebol da história do esporte, e símbolo de uma maneira única de praticar o jogo, o FC Barcelona conta com uma vasta galeria de ídolos, seja treinadores, dirigentes, ou até mesmo jogadores, assim como todos os grandes clubes do futebol europeu e mundial.

E, a sua maneira única de jogar futebol, está diretamente atrelada a grande qualidade e identificação dos treinadores com a torcida e com a instituição. Foi justamente pensando nisso que iremos elencar, através deste artigo, os 5 maiores treinadores da história do FC Barcelona. Confira a lista completa:

Os 5 maiores treinadores da história do FC Barcelona

5º- Tito Villanova:

Mesmo que não tenha conseguido grandes títulos, Tito Villanova é um dos grandes ídolos da história do clube catalão. Construiu sua idolatria como jogador, e como técnico, era considerado o sucessor de Pep Guardiola na casamata. Comandou o time em apenas 60 jogos, e teve cerca de 77% de aproveitamento. Entretanto, teve que sair do clube em 2013, em decorrência de seu estado de saúde. Morreu em 2014, vítima de câncer na glândula parótida.

(Foto: Divulgação/FC Barcelona)
(Foto: Divulgação/FC Barcelona)

4º- Frank Rijkard:

O ex-jogador e técnico venceu a segunda taça da Liga dos Campeões da Europa do clube, na temporada 2005/2006. Tendo como destaque o lendário craque brasileiro Ronaldinho, dos atacantes Henry e Eto´o, o time blaugrana venceu o Arsenal, da Inglaterra, e chegou ao topo do futebol europeu. Mesmo assim, foi treinador do time em uma época complicada do ponto de vista político. Comandou a equipe em 273 jogos, entre os anos de 2003 e 2008.

(Foto:REUTERS/Gustau Nacarino)
(Foto:REUTERS/Gustau Nacarino)

3º- Luis Enrique:

Técnico do Barcelona entre os anos de 2014 e 2017, e também ex-jogador do clube. Foi peça importante na montagem de uma das equipes mais vencedoras do FC Barcelona, e foi o responsável por comandar o lendário trio de ataque MSN (Messi, Suárez e Neymar). Comandou o clube em 181 jogos, tendo 76,2% de aproveitamento. Além disso, conquistou 9 títulos, sendo os principais a Liga dos Campeões da Europa de 2014/2015, e o Mundial de Clubes de 2015.

(Foto:Pinterest)
(Foto:Pinterest)

2º- Pep Guardiola:

Responsável pela era mais vencedora da história do Barcelona, e até hoje considerado o melhor técnico de futebol do mundo atualmente. Nos 4 anos que esteve a frente do time, conquistou 14 títulos, sendo os principais duas edições da Liga dos Campeões da Europa (08/09 e 10/11), além de dois Mundiais de Clubes (2009 e 2011). Foram 247 partidas como técnico, e 179 vitórias, tendo 78% de aproveitamento.

(Foto:Miguel Ruiz/FC Barcelona)
(Foto:Miguel Ruiz/FC Barcelona)

1º- Johan Cruijff:

Técnico do Barcelona por oito anos, após já ter se tornado ídolo como jogador, e o principal nome de uma revolução no futebol, por ser adepto do jogo extremamente coletivo. Subiu o clube de patamar, e comandou o clube como técnico em 315 jogos. Conquistou 11 títulos, estabelecendo uma sequência de 4 temporadas de campeão espanhol, entre os anos de 1990 e 1994.

(Foto:Getty Images)
(Foto:Getty Images)