Griezmann é o retrato de uma nova filosofia no Barcelona; entenda

Contratações com gastos elevados nos últimos anos demonstra uma mudança de filosofia na administração do clube. Contratação de Griezmann pode barrar a chegada de novos talentos.

Por Talis Andrey de Mello
Compartilhe

O Barcelona anunciou nesta sexta-feira a contratação do atacante Griezmann, grande desejo do clube catalão nas últimas temporadas. O pagamento da multa rescisória do jogador ao Atlético de Madrid, no valor de 120 milhões de euros ( cerca de 505 milhões de reais), o coloca como o sexto jogador mais caro da história do futebol mundial. 

A contratação de Griezmann apenas confirma uma nova identidade no clube catalão. Se o grande segredo do Barcelona ser uma referência do futebol mundial antes era de manter a essência de " La Masia", nome dado as categorias de base do clube, agora os grandes investimentos se tornam cada vez mais frequentes, e a revelação de novos jogadores está cada vez mais escassa. E é possível provar este processo:

Se voltarmos no tempo, e lembrar do grande time do Barcelona, comandado pelo técnico Pep Guardiola, veremos que na equipe titular, 7 jogadores eram oriundos da base do clube: Victor Valdés, Piqué, Busquets, Xavi, Iniesta, Messi e Pedro foram revelados pelo clube catalão.

Time titular do Barcelona em 2010 contava com 7 jogadores oirundos das categorias de base. (Foto: NDTV)Time titular do Barcelona em 2010 contava com 7 jogadores oirundos das categorias de base. (Foto: NDTV)

 

Já na última conquista continental do Barça, em 2015, o cenário já era um tanto quanto diferente, tendo 4 jogadores: Piqué, Busquets, Iniesta e Messi ainda estavam no time titular.

Time do Barcelona em 2015 começou a mostrar uma mudança de mentalidade no clube. (Foto: Marca)Time do Barcelona em 2015 começou a mostrar uma mudança de mentalidade no clube. (Foto: Marca)

 

Nesta temporada, a tendência é de que apenas Busquets, Piqué e Messi sejam utilizados frequentemente pelo técnico Ernesto Valverde, tendo um dos menores números de jogadores das categorias de base do Barcelona. Isso mostra que, aos poucos, o Barcelona está se desfazendo de uma das suas principais e mais vitoriosas virtudes: A revelação de grandes talentos.

Esta mudança de mentalidade é vista nos investimentos do clube nos últimos anos.  Confira no gráfico abaixo a evolução dos gastos em contratações na equipe catalã, em comparação com o Real Madrid, maior rival:

Gráfico demonstra gastos de Barcelona e Real Madrid desde 2013. (Foto: Transfermarket)Gráfico demonstra gastos de Barcelona e Real Madrid desde 2013. (Foto: Transfermarket)

Com  isso, o Barcelona vai se remodelando e mudando a sua mentalidade. Mesmo que dê resultados comerciais, o campo esportivo deixa a desejar, e esta maneira de comandar o futebol de um dos maiores clubes do mundo gera controversas na torcida do Barcelona. 

Torcedor: compartilhe
Siga nas redes
Comentários
Carregar comentários
Assista ao nosso último vídeo:
Inscreva-se no canal