Alpine confirma Oscar Piastri como seu novo piloto em 2023

Após a saída de Fernando Alonso, a Alpine confirmou que o jovem piloto australiano, Oscar Piastri. Assim, o atleta é o primeiro estreante confirmado na Fórmula 1, em 2023. Como resultado, a sua dupla será com o francês, Esteban Ocon.

Entenda a negociação da Alpine com o piloto promissor australiano

Acima de tudo, Piastri é o piloto reserva da equipe francesa em 2022. Ele inclusive, pilotou algumas vezes os carros da Alpine em alguns treinos livres durante essa temporada.

Otmar Szafnauer, CEO dos carros azuis, agiu rápido diante da saída de Alonso que irá para a Aston Martin substituir Sebastian Vettel que irá se aposentar da maior categoria automobilística no final deste ano.

“Oscar é um talento brilhante e raro. Estamos orgulhosos de tê-lo apoiado nos difíceis caminhos das fórmulas juniores. Através de nossa colaboração nos últimos quatro anos, vimos ele se desenvolver e amadurecer. Piloto que é mais do que capaz de dar o passo para a F1. Como nosso piloto reserva, ele foi exposto à equipe na pista, na fábrica e nos testes, onde mostrou maturidade e velocidade para garantir sua promoção ao nosso segundo carro ao lado de Esteban”, comentou o CEO da Alpine sobre o acordo e promoção de Oscar.

Vale destacar que outra causa para o time aceitar Piastri é devido ao contrato que fomentaram ao início do ano passado. Decerto, no acordo, o piloto tem uma cláusula que precisa estar disputando a F1 em 2023. Ou seja, caso os franceses não fizessem isso, o australiano rescindiria o negócio de forma totalmente gratuita.

Quem é Oscar Piastri?

Como resultado, em 2021, Piastri acabou se tornando campeão da Fórmula 2 no ano de estreia. Correndo pela Prema, fechou o ano com cinco vitórias e cinco pódios. Também, em 2019, faturou a Fórmula Renault Europeia e, em 2020, consagrou-se campeão da Fórmula 3.

Decerto, essa conquista simbolizou a terceira vez em que um piloto levou o título na primeira temporada da F2. Em suma, antes dele, vieram George Russell em 2018 e Charles Leclerc em 2017 também faturaram o prêmio máximo da categoria inferior.

Foto Destaque: Divulgação / Alpine F1

Olá, meu nome é Bruno Gabriel, tenho 21 anos e estudo Jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo. Pretendo seguir na área de esportes, é um sonho desde criança. Espero [...]