Resta um: Grêmio vence Botafogo e vai às semis; Santos perde em casa e dá adeus

O sonho do tetra para o Santos e do título inédito para o Botafogo foi adiado.

Por
Compartilhe

Até às 21h45 de ontem, três clubes brasileiros defendiam suas cores para tentar ir às semifinais da Libertadores da América. Botafogo e Grêmio se enfrentaram na Arena do Grêmio, em Porto Alegre; o Santos recebeu o Barcelona na Vila.

Sob o olhar de 50 mil pessoas, o Grêmio venceu o Botafogo por 1-0 (gol de Lucas Barrios) e se classificou para as semifinais da Libertadores. A partida foi muito disputada com lances para importantes para todos os lados. Pelo lado do Botafogo era possível ver a força de vontade e organização do time de Jair Ventura. O time foi superior ao grêmio durante praticamente todo o jogo, mesmo que o tricolor tivesse mais posse de bola em alguns momentos. As tentativas de Roger, Rodrigo Pimpão, Lindoso, João Paulo e Bruno Silva paravam na defesa gremista ou com intervenções do goleiro Marcelo Grohe. 

João Paulo tenta escapar da marcação de ArthurJoão Paulo tenta escapar da marcação de Arthur

Do lado gremista, a grande dificuldade tricolor era superar a falta de Luan (craque do time que estava no banco de reservas). Para isso, Renato Gaúcho tentou utilizar Leo Moura no meio do campo - aos 30 minutos o treinador percebeu que sua tática não havia dado certo e sacou Leo para a entrada do Everton. Dali em diante o Grêmio melhorou consideravelmente, apesar de demosntrar um nervosismo fora do comum. 

Leia também:

O único gol da partida foi marcado na segunda etapa, quando novamente o Botafogo tinha o controle da partida. Depois de uma falta na intermediária, Edilson cruzou para a grande área, Barrios leu perfeitamente a trajetória da bola e antecipou o marcador para cabecear e vencer o companheiro de seleção Gatito Fernandez. 

Barrios corre para comemorar o gol da classificação gremistaBarrios corre para comemorar o gol da classificação gremista

Depois do Gol o Botafogo tentou sair para o jogo - um gol ali daria a classificação ao clube carioca pelos critérios de desempate - e tentar marcar seu gol. Ao mesmo tempo o time deu espaços e o Grêmio pode contra-atacar com mais naturalidade. Sem sucesso, no entanto. 

O Botafogo fez belíssima campanha na Libertadores e teve mais uma vez o sonho do título inédito interrompido. O Grêmio, por sua vez, tem agora praticamente 30 dias para reorganizar o grupo, ter a volta de Luan e se preparar par os próximos confrontos contra o Barcelona de Guayaquil. 

Este Barcelona aí eliminou o Santos na Vila Belmiro por 0-1 e também segue o sonho de conquistar a Libertadores. O time santista cedeu a vitória aos visitantes e fica pelo caminho mais uma vez. 

O último invicto da Libertadores 2017 caiu. O Santos tem feito ótimas partidas e se manteve bem tanto na competição continental como no Brasileiro mesmo com elenco enxuto e jogadores importantes jogando em baixa. O time conseguiu um empate no Equador e precisava do 0-0 para seguir adiante, mas foi supreendido com um cruzamento na área e a cabeçada de Jonatan Alvez, vencendo o goleiro Vanderlei aos 23 minutos do segundo tempo. 

Tropeço em casa e o adeusTropeço em casa e o adeus

Com uma partida totalmente aquém do que vem exibindo, o Santos não teve forças para buscar o empate e levar a decisão para os pênaltis. Para piorar o peixe ainda perdeu Bruno Henrique, expulso por agredir e cuspir no adversário.

O Barcelona teve 18 chances criadas contra 10 do Santos.

Santos não converteu chances e golsSantos não converteu chances e gols

As semifinais estão marcadas para os dias 24 de outubro e 2 de novembro com o segundo jogo em Porto Alegre (o Grêmio tem melhor campanha). 

E hoje à noite rolam os jogos que fecham as quartas de final. Às 19h15 o River Plate recebe o Jorge Wilstermann para tentar reverter o improvável 3x0 que sofreu na semana passada. Já no último jogo da noite, o Lanús tenta reverter os 2x0 aplicados pelo San Lorenzo para seguir na competição.

Quem serão os finalistas da Libertadores 2017?

 

 

 

Comentários